quinta-feira, 8 de setembro de 2011

continuação: Veja onde a falta de informação pode te levar

Portanto, zele pelo seu processo. Darei um exemplo de um transtorno e prejuízo muito sério que pode acontecer: Eu perdi meu direito a pensão na primeira instância, porque os documentos que comprovavam minha necessidade de alimentos, “desapareceram” do Fórum. Por um milagre descobri a tempo de tudo ser corrigido, (consegui a pensão em segunda instância). Meu ex-esposo demorou muito tempo para pagar a pensão. Acabei descobrindo o porquê da demora. Minha advogada, não havia solicitado a primeira garantia do pagamento da pensão que é o desconto em folha, inclusive também omitiu que eu havia ganhado a pensão em segunda instância (por um bom tempo). Também não providenciou outras garantias para minha segurança, por exemplo: num segundo momento, a ação de execução de alimentos junto com o pedido do desconto em folha (corrigindo um erro proposital e tão simples de ser feito). Vários direitos deixaram de ser solicitados para o meu benefício. Também nada aconteceu com meu ex-companheiro. Ele se sentia livre para burlar a lei, fraudar o processo etc. Estava inconformado de ser rejeitado porque não me deixei intimidar pelo seu cargo e muito menos aceitei me vender (me curvando a uma situação tão asquerosa em troca de valores passageiros). Apoiado pelos meus advogados e também pelo juiz, ele adiou o pagamento da pensão o tempo em que achou conveniente. Também cometeu vários tipos de covardia e abusos deixando claro quem estava no comando. Ainda confusa com o problema da pensão, fui despejada do nosso único lar. Descobri que nada foi feito pelos meus advogados para tentar evitar tal constrangimento e transtorno. Eles me pegaram de surpresa favorecendo mais uma vez a parte contrária. Sem condições de saber para onde ir, com muito sacrifício consegui alugar um imóvel. Eu não compreendia o porquê do ocorrido. Fui surpreendida também pelo pouco tempo que tinha para desocupar minha residência com ameaça de despejo e multa com um valor bem elevado. Tudo muito bem planejado pelos dois lados. Sem contar que meu ex-marido é um dos poucos privilegiados neste país pela sua condição financeira (sem termos de comparação com as minhas). Inclusive em todo o tempo, meus advogados mentiram para mim. Só que depois descobri que o motivo dessas mentiras contraditórias, eram apenas conversas para me enganar até que a parte contrária ganhasse tempo para atingir seu objetivo: negociar com os advogados, fraudar o processo, retirar altas quantias de sua conta, fazer doações, enganar, burlar a lei etc. (como aconteceu em várias situações). Todo tipo de “arranjo” foi providenciado para prejudicar-me no local de origem do processo. Enquanto eu desconhecia que estava sendo ludibriada, ainda agradecia meus advogados acreditando que estavam me defendendo,confiava neles. Sentia-me protegida da arrogância e poder do meu ex- esposo. Um deles ao se despedir sempre dizia: “-Vá com Deus.” Eu confiava neles. Quanta ignorância e boa fé! Se para que a justiça seja feita dependemos de um advogado honesto e um juiz justo, como saber quem é quem? Como acreditar na Justiça?
Muita atenção! Existe a pensão provisória enquanto seu processo se encontra em andamento. Essa deverá ser solicitada de imediato pelo seu advogado para que depois você tenha direito a outro tipo de pensão. Se não ganhar a provisória, não recebe a “vitalícia” (cabe agravo para o tribunal do seu estado caso perca a provisória). Informe-se melhor com seu advogado. Logo, se seu companheiro deseja castigá-la mesmo sendo o culpado pela separação, pode conseguir se seu procurador não fizer tudo que for necessário para a sua proteção (em todo o tempo do processo). Fique atenta também sobre: se ganhar a pensão depois de numerosos recursos, etc. em torno do mesmo assunto (só para demorar vários anos a novela da vingança e papelada) não quer dizer que seu ex- marido a deixará em paz, inconformado poderá entrar na Justiça novamente ou para diminuir sua pensão, (revisão de alimentos) ou para tomá-la de volta (exoneração) indiferente de ser justo ou não. Percebe como funciona? Nesse caso a guerra começará tudo de novo. Continue tomando todos os cuidados para não ser enganada ou prejudicada. Dependendo do caráter de quem está no jogo, tudo pode acontecer. Nem que seja somente para dar trabalho, gastos e mais desgastes para você. Mesmo que a lei diz que tudo está a seu favor não confie. Tente se proteger de todas as armadilhas possíveis. Não colabore para que a injustiça e a impunidade continuem aumentando. Lute pelos seus direitos. É a única esperança para um país mais justo. Com educação e informação tudo se transforma para melhor e dificulta para os que defendem a banda podre.

3 comentários:

  1. O que está faltando para nós brasileiros, é a conscientização dos nossos direitos e das injustiças que existem no país. É a luta para que exista realmente a punição para os corruptos, os que fraudam,que negociam. Que ameaça o mais fraco.Nosso país me envergonha. Parabéns pela iniciativa do blog. Eu também já fui vítima da liberdade que é concedida aos desonestos.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre acreditei que todos nós prestaremos contas a Deus de todos os nossos erros.Um advogado tem que sentir a responsabilidade da causa que está defendendo. Ele tem que respeitar a confiança que está sendo depositada nele. Se fizer o contrário, não é digno da profissão, isto é muito sério. Se ele trabalhar com falcatruas deveria perder a carteira pois "o pior bandido é aquele que parece honesto".

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o comentário acima. Infelizmente a instituição que deveria punir severamente para que tais fatos não se repitam não cumprem o seu papel, prevalecendo o corporativismo como todos nós já sabemos.Somente com a punição do mal advogado, é que algo poderá melhorar. O que está muito longe de ser praticado já que são colegas julgando colegas.

    ResponderExcluir