segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Muita atenção com as informações e sua persistência, elas são valiosas. Podem até impedir que você perca a causa (quando quem te representa age contra você). É possível isso? Sim, e muito mais.


            Mesmo nas consultas em que você paga especificamente para se orientar, ou se esclarecer, não são suficientes. As respostas são vagas, evasivas. Pode acontecer de estar com uma dúvida e voltar com várias. Aconteceu comigo: paguei bem caro para uma consulta com duração de uma hora. O advogado não me respondeu praticamente nada. Ele estava bem tenso, o incrível é que eu tive que pedir desculpas ao notar o seu sofrimento (ele estava se separando também, ação litigiosa). Se oadvogado não pode falar claro por causa da tal ética, etc. não faz sentido dar consultas e cobrar por elas. Ele pode perfeitamente manter a ética se referindo apenas ao assunto de acordo com a lei, sem se referir aos colegas. Anote as perguntas que deseja saber e leve os documentos que já possui, poderá precisar. Não se dê por satisfeita consultando apenas um advogado, sempre um falará alguma coisa que o outro não disse.OBS: não permita que seu procurador perceba que você está buscando informações. Elas são úteis para  acompanhar sua defesa e te defender do profissional desonesto. Registre todas as informações que recebeu. Continue acompanhando, se informando sobre tudo que puder com sabedoria e muita discrição. Se não puder pagar para se informar existem advogados que informam grátis ou que trabalham para o estado, (defensoria pública) ou para o governo federal, no caso de universidade, etc. que também não cobram para esclarecer suas dúvidas. Tempo não irá faltar, você tem uma longa espera pela frente enquanto aguarda o “final do processo.” Tenha paciência, vai precisar de bastante. Não desanime por nada. O mal profissional usa a lentidão da Justiça, para cansar, coagir e pressionar. O que importa é atingir seus objetivos passando por cima de tudo e todos. Eu fui ameaçada para desistir do processo. Não entregue seu direito para os que não pensam no próximo, não faça o jogo deles. Evite comentários desnecessários com pessoas que não sejam de sua inteira confiança. Principalmente não seja inconveniente com seu advogado.
            Se seu processo ficar parado por muito tempo procure saber por quê? Nunca acredite totalmente em nenhuma resposta, pesquise sempre, internet, livros etc. principalmente sobre o prazo para cada ação. Entre tantos outros fatos, meu ex-advogado perdeu também o prazo de propósito, para me prejudicar causando-me prejuízos e protelando ainda mais o processo em uma causa já transitada em julgado, (não cabendo mais recurso). Tudo é possível acontecer. Por isso o advogado é tão importante. Dependemos totalmente da sua honestidade, do seu caráter (“estamos em suas mãos”).
            Se você recebeu pensão e uma quantia irrisória, e seu ex-companheiro tem condições de pagar uma melhor, entre com a revisão de alimentos em qualquer tempo. Basta provar que necessita, e que há um desequilíbrio da situação financeira entre vocês dois (existem chances de conseguir). Dependendo do caráter de quem está no jogo, pode haver ameaças a respeito como: “-Se você pedir aumento da pensão perderá tudo”. Não acredite, é somente para intimidar você. Por isso e muito mais é que tem que conhecer todos os seus direitos. Se não se informar muito bem, seu marido, ou quem desejar favorecê-lo irá abusar de sua ingenuidade (como fizeram comigo).

2 comentários:

  1. As intituições precisam funcionar de fato.Se continuar da forma que está (impunidade),a banda podre continuará aumentando.Vale a pena ser honesto quem tem caráter consegue.Que Deus nos acuda!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa falta de interesse por informações e conhecimento pode custar muito caro. Principalmente em um país como o Brasil. Nunca acreditamos que um dia tal fato pode acontecer conosco. Parabéns pela iniciativa. Já imaginou se todos pudessem divulgar suas experiências com a Justiça e advogados? Estamos realmente em uma democracia? Até que ponto?

    ResponderExcluir