segunda-feira, 24 de outubro de 2011

  Continuação: Se o advogado “te enrolar” para  nunca fornecer alguma cópia do seu processo, Atenção! Algo pode estar errado descubra por quê?
OBS: Vá até o Fórum com o número do seu processo, e diga que deseja vê-lo. Sem tirar da secretaria, e somente para ler, não paga nada. Apenas você deve ler com bastante atenção o que está nos autos. Se estiver entendendo desde o começo, não haverá dificuldades em descobrir o motivo da recusa. Com certeza encontrará o que procura. Eu fiz esta parte e por causa disso pude comprovar a fraude. Então, tirei as cópias de tudo que precisava ( depois de muito tempo e muitos fatos estranhos, é  que eu desconfiei da covardia). Infelizmente já era tarde, não entendia nada no começo da ação, confiava totalmente em todos, acreditava na lei e na Justiça. Apesar de tudo consegui recuperar alguma coisa. Ninguém pode imaginar o que eu senti quando descobri o quanto fui ingênua e a forma que me fizeram de idiota. É só passando pelo problema para entender. Por isso e muito mais acompanhe tudo da melhor maneira possível. Lembrem-se, as cópias para o acompanhamento de sua defesa é um direito seu. Tente obter a xérox de tudo, passo a passo. Nunca somente para guardar e sim entender toda sua defesa se não, corre o risco de ser lesada e ainda agradecer quem te deu prejuízo. Tudo porque não desejou entender seus direitos e muito menos seu processo. Indiferente de seu procurador ser ou não bom profissional, é normal que acompanhe tudo. O bom advogado até oferece as cópias para você, ele não tem nada a esconder.



OUTRAS DICAS: Evite se estressar ao conversar com seu advogado, procure agir  sempre com diplomacia. Não pode ofendê-lo deixando claro suas desconfianças. Você tem direito a informações e de um patrocínio fiel, não de acusá-lo sem provas. Se confirmar que algo está errado não se desgaste em vão, sua única saída é trocar de profissional (peça o substabelecimento). “Ao precisar transferir sua defesa para outro, você tem direito a pegar de volta tudo que está com seu advogado, como: documentos, papéis, etc. pois ele não pode negá-los a você com a desculpa de que os honorários não foram pagos.” Se  ele causou prejuízos a você, pague o proporcional se for o caso. Leia  o que está escrito no seu contrato, compare com sua defesa  e negocie . Pesquise qual a melhor forma para buscar seus direitos. Se houver tempo para corrigir as falhas faça logo. Talvez consiga outro profissional que atenda seus interesses antes que seu processo siga para o Tribunal do seu estado (no caso de recurso, segunda instância) Se informe e não se esqueça: para tudo existe um prazo na Justiça. Se seu advogado perder esse prazo você poderá perder a causa, ou seu processo ser arquivado, extinto etc. No mínimo ser bastante prejudicada. O prejuízo é seu  portanto, você é punida, ele não. Não é surpresa alguma porque por aqui, é comum “a corda sempre arrebentar para o lado do mais fraco”.
            Saiba que somente terá condições de acompanhar e entender o processo se estiver com os documentos principais em seu poder. Além da citação/petição inicial, mais a contestação etc. você deverá ter a sentença, que é a resposta do juiz sobre sua defesa. Na medida em que as etapas vão acontecendo, você poderá solicitar a cópia de algum documento que tenha alguma dúvida. Lembre-se, a secretaria do Fórum pode fornecer a você o que precisar sem permissão do seu procurador. O processo é seu, você é parte dele.  É muito importante que saiba todos os passos de uma defesa justa e entenda. Compare com tudo que combinou com seu advogado e o que foi realmente solicitado e provado para beneficiá-la. Antes que toda a documentação siga para o Tribunal de Justiça, você ainda terá uma chance de trocar de advogado e consertar tudo que for possível (se perceber que foi prejudicada). Não se esqueça de que poderá também acompanhar o andamento pela internet, basta ter o número do seu processo. Sempre que precisar entender um termo jurídico, pesquise. Pena que não dá para fazê-lo  na audiência. Muitas vezes não há condições de raciocinar por isto é tão importante o patrocínio fiel do advogado, (ele foi preparado para isto, você não.) Se perceber que algo está errado, sua única chance é não assinar contra você mesma. Como já foi dito, é só um exemplo da confusa e contraditória lei brasileira. Isso tudo quer dizer, que nem sempre estar acompanhada de um advogado e pagar caro pelos seus serviços garante sua segurança de ampla defesa (como foi o meu caso). "A verdade é a filha do tempo, não da autoridade" .
(Francis Bacon).
       Muita atenção em todos os detalhes! Acredite, por mais informações que você tenha pouco significa diante das “brechas” contradições, complexidade da Justiça, e dos profissionais desonestos (mas, poderá ser muito pior se não houver interesse em conhecer seus direitos.

3 comentários:

  1. Eu ainda acredito que existe advogado honesto.Os corretos precisam se manter firme em um mundo tão corrompido. Ter muito caráter e vencer pela lealdade. Esse com certeza,colherá os frutos. Não há melhor propaganda do que o cliente se sentir realmente protegido pelo seu advogado.Isto marca e ele passa para frente.

    ResponderExcluir
  2. Todos sabem o que acontece de fato no Brasil sobre o corporativismo e etc.........Falta vontade política, mais ação dos que poderiam se manifestar e contribuir para um país mais justo mas, não fazem. É muito blá...blá... Com os votos daqueles que não sabem nem em quem vota e porque a festa está completa.

    ResponderExcluir
  3. Do jeito que a maioria do ser humano se comporta, ele acredita que é eterno. Logo, pode fazer o que quiser que nunca será cobrado. Podem ter certeza "meu amigos",um dia tudo que você fez de ruim aqui na terra, prestará contas de alguma maneira.Pode ser na sua velhice, pode ser ainda jovem, ou diante de Deus. O tempo irá te provar isso.

    ResponderExcluir