quinta-feira, 24 de maio de 2012

LOUCURAS E CONTRADIÇÕES DA LEI.


O leigo e a Justiça
       
 Certo dia, eu estava à espera de um profissional em um escritório. Ao folhear uma revista, algo me chamou atenção de uma forma especial. Reconheci a foto do advogado que estava na página com os seguintes dizeres: “o seu direito no novo código civil.” Li o texto com bastante atenção. Ele era claro e 100% de acordo com a lei e meu direito (até aí nada de especial). A contradição foi quando compreendi que o mesmo advogado que representou o meu ex-marido, argumentou no processo exatamente o contrário de tudo que tão bem explicava sobre meu direito na tal revista. Ele acabava de comprovar quesó no papel a lei está garantida. A verdade que está lá, pouco significa. Ela pode ser distorcida completamente. Comparei com a cópia da defesa do meu ex-esposo. Pareciam advogados diferentes, leis de mundos diferentes. Totalmente contraditório ao que ele estava esclarecendo em seu rico texto com leis justas e perfeitas. Compreendi que tudo depende de que lado o advogado está. Se ele estiver defendendo o bandido e a escuridão, ele tem que fazer do bandido um santo e da escuridão a luz. Ou vice versa. Estou ciente que todos tem direito a defesa mas, até que ponto? Leis? Advogados? Justiça? Que loucura!

Um comentário:

  1. É por isso mesmo que nunca temos a certeza do que irá acontecer em uma causa. A sentença não depende do seu direito e sim do tipo de pessoas envolvidas.

    ResponderExcluir